Os leitores de livros digitais vieram para ficar, e se você está pensando em comprar um, nosso artigo pode ajudar você a se decidir.

Eles já existiam há um bom tempo, mas foi na pandemia que os leitores de e-book se popularizaram entre os brasileiros. Segundo dados, o número de pessoas lendo através deles cresce a cada dia.

Aqui no Brasil, por enquanto, apenas uma marca se deu bem com eles. Num passado não tão distante houve dois ou três opções de leitores digitais, mas, infelizmente, eles acabaram não indo para frente. Esperamos que esse boom mais recente motive mais empresas a investirem nesse segmento.

Mas se você está lendo esse texto, deve ser porque está considerando comprar um e quer saber mais a respeito dos pontos positivos e negativos desse aparelhinho. Pois, você está no lugar, ou melhor, no texto certo!

Neste artigo contaremos a você tudo que você precisa saber para tomar sua decisão. Continue com a sua leitura para descobrir tudo sobre eles!

Pontos positivos

 

  • Mais espaço

 

Mesmo os colecionadores e leitores mais ávidos não têm como negar: livros ocupam muito espaço. É necessário separar um canto da sua casa só para guardá-los. Quer dizer, isso se a sua coleção for pequena, pois as grandes costumam ocupar cômodos inteiros.

Com os e-readers esse problema é inexistente. Com eles, você tem milhares de livros na palma da sua mão, num aparelho de poucas gramas.

 

 

  • Leve seus livros para onde quiser

 

Sim, com os livros físicos também é possível levá-los junto com você para onde quer que seja. Mas há o risco de ele ser danificado na mochila ou bolsa, e dependendo do número de páginas da obra, pode pesar bastante. Tenta levar um Conde de Monte Cristo numa viagem para ver se você aguenta.

O bom dos leitores de livros digitais é que você pode levar não apenas um, mas vários livros, sem haver aumento de peso. E se você se cansar do que está lendo ou terminar, pode muito bem partir para outro título.

 

 

  • Leitura noturna

 

Ler de noite é um hábito que muitas pessoas têm, até por causa do dia a dia atribulado, é o único momento que acaba sobrando para dedicarmos a essa paixão. Só que mesmo assim ainda existem desafios, como cônjuges que podem estar tentando dormir ou a conta de luz que não para de subir.

Mas se você tiver um leitor com tela iluminada, não irá incomodar a pessoa amada e ainda poderá curtir um livro sem ter medo de gastar muita energia elétrica.

 

 

  • Fontes com o tamanho que você quiser

 

Uma das razões para algumas pessoas se afastarem dos livros é por problemas de vista. Mesmo com óculos, elas não conseguem enxergar direito o que está escrito nas páginas. Problema que é contornado pelos e-readers, que permitem que você escolha o tipo e o tamanho de fonte que preferir.

 

 

  • Livros mais baratos

 

Sim, você vai precisar gastar para adquirir o seu e-reader, mas também irá se deparar com preços bem mais atrativos para os livros. Uma vez que o preço do papel está ficando cada vez mais caro para as editoras, a diferença entre as versões físicas e digitais pode acabar sendo bem grande.

 

Pontos negativos

 

  • Se acabar a bateria…

 

Assim como qualquer gadget ou eletrônico, os leitores de livros digitais precisam que suas baterias sejam recarregadas de tempos em tempos. Se não, não terá como dar prosseguimento à sua leitura.

E, como você bem deve saber, os livros não têm esse problema. Aproveite uma boa leitura por horas a fio sem se preocupar com a bateria alguma.

 

 

  • Sem cheirinho de livro novo

 

O famoso cheiro de livro novo já virou até piada entre os fãs de uma boa literatura. Só que não tem sensação igual a de você abrir um livro que passou dias esperando chegar, abri-lo e sentir aquele aroma direto das páginas novinhas.

E a sensação de virar as páginas, então? Não tem eletrônico no mundo que consiga reproduzir algo assim.

 

 

  • O preço deles

 

Sim, o valor dos livros é bem mais barato, mas para usufruir desse benefício você terá que adquirir um aparelho que, em tempos recentes, não está saindo por menos de R$ 300. Isso em sua versão mais básica!

– 

Esses foram os prós e os contras dos leitores de livros digitais. Se você for muito purista e valorizar muito a sensação do papel em mãos, nem deve estar considerando a possibilidade de ter um. No entanto, se você for aberto a novas experiências, vale pensar no assunto.

Só não desista de vez das edições físicas. Algumas delas são verdadeiras obras de arte com projetos gráficos lindíssimos. Vale muito a pena ter algumas delas, assim como vale a pena guardá-las em estantes Evolukit.