Muito utilizados no mundo criativo, os Mood Boards (ou painéis semânticos) são ferramentas incrivelmente poderosas na hora de criar projetos visuais.

Se você nunca ouviu falar neles, vamos descomplicar: mood boards nada mais são que painéis de referências visuais onde podemos encontrar todas as ideias para o desenvolvimento de projetos visuais. Como por exemplo: paleta de cores, materiais, texturas, ideias, fotos enfim, todo o tipo de informação que possa servir de referência para a execução de um projeto específico.

 

Exemplo: construção de um mood board. (Fonte: Pinterest)

 

E por serem tão práticos e facilitarem tanto na hora de criar projetos visuais mais coesos, é claro que vale “emprestar” o conceito na hora de pensar a decoração da casa.

Cores para paredes, móveis, itens de decoração, textura de tapetes e cortinas, enfim. Todos os elementos que podem compor a decoração de qualquer ambiente podem ser definidos antes mesmo de chegarem até sua casa. Basta selecionar todos os detalhes que você quer na decoração e garantir que tudo o que você deseja no ambiente está relacionado lá.

 

Exemplo de paleta de texturas. (Fonte: Pinterest)

 

Logo no fim deste post preparamos alguns exemplos de mood boards para você se inspirar.

 

Exemplo 1: casa na praia

 

Exemplo 2: decoração industrial

 

Seus mood boards podem ser simples ou mais completos. O importante é que ele funcione para você poder compreender o visual total das suas ideias para cada projeto.

_

Não perca nossas dicas. Fique ligado em nossa página do Facebook para receber todos os dias sugestões imperdíveis para transformar a sua decoração.