Presentes na maior parte das composições de móveis hoje em dia, estas duas siglas podem deixar algumas dúvidas no ar. Afinal, MDF e MDP são a mesma coisa.
A princípio ambos os materiais tem características semelhantes em seu processamento, mas cada um tem uma aplicação diferente.
O MDP (Medium Desinty Particleboard) é feito a partir de partículas de madeira, principalmente Pinus e Eucalipto, aglutinadas em camadas, sendo a camada da parte interna a mais resistente e a camada externa mais fina. Isso garante um produto com ótima resistência para estrutura de móveis como: bases, prateleiras, fundos, gavetas, laterais e toda parte estrutural com base reta do móvel, ou seja, toda a parte que exija resistência.
Linha-Montantes
Já o MDF (Medium Density Fiberboard) é produzido com fibras de madeira aglutinadas de forma proporcional, ou seja, não há diferença de camadas como observamos no MDP. Este material dá a liberdade de trabalhar com linhas curvas, cantos arredondados, usinagem em geral e pinturas graças ao seu acabamento mais fino, ótimo para acabamentos e detalhes do móvel.
Mesmo tendo processos similares de produção existem sim diferenças importantes entre os dois produtos, principalmente quando pensamos na função de cada um. Por ser mais resistente o MDP garantirá uma sobrevida excelente a móveis que exijam mais resistência, garantindo que as partes não deformem ou enverguem com o tempo.
Já o MDF garante menos porosidade na superfície na hora de receber uma pintura, por exemplo.

Armários-Evolukit
Em termos de aplicação os dois materiais são indicados. Mas na hora de comprar temos de ter sempre em mente qual será a função do móvel, assim ficará mais fácil saber qual deles escolher.
E você, já conhecia essa diferença entre os dois? Conta pra gente.