O nome pode não ter chamado a sua atenção, mas com certeza você o já viu em algum lugar. Os ladrilhos hidráulicos já são itens conhecidos na decoração: com ar retrô, trazem mais personalidade à decoração e carregam qualidades bem particulares.

Fonte: Pinterest

Ladrilho, mosaico ou piso hidráulico são revestimentos artesanais feitos à base de cimento que podem decorar pisos e paredes. Produzido em formas de latão, este revestimento leva a fama de ecológico devido ao seu processo de produção: dispensa o uso de eletricidade e queima em fornos para a sua produção.

 

 

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Assim como uma tela em branco, o ladrilho hidráulico pode ganhar inúmeras formas, cores e estilos. Assim, podemos trazê-lo tanto para o ambiente interno como o externo. Montando composições que são ótimas para aqueles que não tem medo de ousar na decoração. Um dos efeitos que pode ser conseguido é o efeito “colagem”: onde se misturam diversos padrões e cores numa mesma composição (como se fossem painéis de patchwork). Deixando o ambiente mais descontraído.

Fonte: Pinterest

E para que ele fique sempre em dia, vale seguir algumas dicas de manutenção e instalação para não errar:

Impermeabilização

Por ser feito à base de cimento é um material muito poroso. Por isso é importante utilizar impermeabilizante para evitar machas, principalmente em áreas como cozinhas, varandas ou próximas a fogões por exemplo.

Limpeza

A limpeza dos ladrilhos deve ser feita com água e sabão neutro, usando vassoura (pisos) ou escovas (paredes). Não utilize detergentes agressivos para não prejudicar a superfície.

_

Não perca nossas dicas. Fique ligado em nossa página do Facebook para receber todos os dias sugestões imperdíveis para transformar a sua decoração.