Assim como sempre comentamos aqui no blog e em nossas redes, a decoração reflete – e muito, nossa personalidade. E nesse ponto, as cores são grandes aliadas na hora de definir o “clima” de um ambiente.
A tarefa de saber combinar cores pode até parecer um bicho de 7 cabeças, mas separamos algumas dicas para que a parte mais divertida da decoração não seja um problema.

Círculo cromático

O círculo cromático é um grande aliado na hora de definir a paleta de cores para a casa, seja para pintar as paredes ou na hora de comprar objetos de decoração. Ele funciona como um guia na hora de fazer combinações diferentes sem errar a mão: um ambiente com uma escolha ruim de cores pode ser desagradável e até mesmo fazer o espaço parecer menor.

O círculo cromático apresenta 12 matizes puros, incluindo as cores primárias. Ele serve como uma referência na hora de combinar cores, não uma regra. Tudo vai da sensibilidade daqueles que passarão mais tempo naquele ambiente. Mas com certeza, é um bom ponto de partida para os mais receosos.

Complementares

As cores complementares são as cores que mais possuem contraste entre si no círculo. A dica é escolher um tom que se destaque no ambiente e brincar com o contraste em detalhes da sua cor complementar.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Tríade

Essa escolha consiste nos três tons equidistantes no círculo cromático, criando paletas mais vibrantes e cheias de personalidade. A dica é escolher um tom dominante e deixar pontos de cor para os demais tons.

Fonte: Jayman

Fonte: Delightfull

Análogas

São tonalidades próximas que criam um tom sobre tom da decoração.  Essa escolha cria um ambiente mais equilibrado e pode ganhar detalhes com tons neutros, como preto ou branco.

Fonte: Fresh Design

Fonte: Fresh Design

É claro que as composições não se limitam apenas à cores de tinta ou papel de parede. Ainda temos a possibilidade de criar pontos de cor com objetos de decoração e móveis para criar um ambiente harmônico que represente a personalidade dos habitantes daquele espaço.

E aí, gostou das dicas? Então dá uma olhada nessas opções cheias e cor que separamos para dar uma pouco mais de cor na sua casa.

Não perca nossas dicas. Fique ligado em nossa página do Facebook para receber todos os dias sugestões imperdíveis para transformar a sua decoração.