O bom de ter muitos livros é ter ao seu dispor um vasto material de leitura, já o ruim é ter que achar um jeito de organizar eles. Para ajudar você, fizemos este artigo.

 

Conforme a sua biblioteca de títulos particulares vai crescendo, um problema vai se formando ao redor dela: como organizar os livros, quadrinhos e mangás? A questão em si não é a respeito do lugar ou do móvel – essa é fácil de responder, em um móvel Evolukit, é claro -, mas sim sobre a ordem.

Por exemplo, se você quiser reler algum volume ou emprestá-lo para algum amigo (sabemos que há poucas chances disso acontecer), como vai fazer para encontrá-lo com rapidez e facilidade? Se sua coleção for muito extensa, pode levar um bom tempo, ainda mais se estiver desorganizada.

Para ajudar você com essa questão que parece simples, mas que exige muita atenção, fizemos este artigo com sugestões a respeito de qual ordem você pode usar para arrumar seus livros, quadrinhos e mangás.

Por ordem alfabética

Essa é a mais simples e básica de todos, mas nem por isso deixa de ser eficaz. Se a ordem alfabética é usada por pessoas de todo o mundo, é porque funciona e traz organização à coleção.

O princípio você já sabe: colocar títulos que começam com A antes dos que começam com B, os que começam com B antes daqueles com iniciados com C e assim por diante. Pode não ficar muito bonito na prateleira, ainda mais se considerarmos volumes de uma mesma coleção ou saga que ficarão separados, mas a organização é inegável.

Por cor da capa

Agora, se você tiver uma boa memória visual e muito apuro estético, pode arriscar tentar arrumar sua biblioteca de acordo com as capas. É sem dúvidas mais trabalhoso, já que você vai ter que separar cada item por sua cor e tonalidade, do azul mais claro ao vermelho mais escuro.

O efeito disso nas estantes é notável, formando um belo degradê, principalmente se você tiver vários títulos em sua coleção. Quanto mais volumes, maior a variação de cores.

Mas, como falamos, é necessário ter uma boa memória visual, a ponto de saber qual cor da capa de um terminado livro ou HQ, sem falar que alguns títulos de um mesmo autor ou assunto ficarão separados.

 

Por nome do autor

Este é, sem dúvida nenhuma, o método mais usado por pessoas para organizar seus livros. Por meio dele é possível deixar os livros separados em “seções” dedicadas a obras de cada escritor ou roteirista.

Você deixa uma parte da sua estante dedicada aos livros do Stephen King, outra para os suspenses da Agatha Christie, mais uma para os quadrinhos do Alan Moore, etc.

Se for da sua vontade, dá até para organizar o nome dos autores por ordem alfabética ou de acordo com a sua preferência pelo trabalho deles. Gosta mais de Machado de Assis do que de Neil Gaiman? Coloca ele na frente, então. Você decide!

Por gênero

Quem curte ler normalmente não gosta de ler só sobre um assunto. Um verdadeiro leitor voraz se interessa sobre tudo e mais um pouco. Ficção científica, ficção histórica, terror, suspense, romance e por aí vai.

Logo, não dá para deixar os temas misturados entre si, certo? Então recomendamos que você arrume os títulos de acordo com o assunto ou gênero que eles têm em comum. Coloque Senhor dos Anéis ao lado de Guerra dos Tronos, Guerra do Velho junto com Fundação e Sapiens pertinho de Uma Breve História do Tempo.

Você vai ver que estes e outros livros podem ter bastante em comum!

Esperamos ter ajudado você a decidir como arrumar sua biblioteca em constante crescimento. Independentemente de qual for a sua escolha, saiba que a melhor maneira de colocá-la em prática é numa estante Evolukit, a única capaz de suportar títulos de peso sem ceder.