Não adianta só colecionar livros e quadrinhos, tem que cuidar também. Se você não sabe o que fazer para conservar eles por muito mais tempo, esse artigo é para você.

Não existe alegria maior do que ver a coleção de livros e quadrinhos crescendo com o passar do tempo. Se antes você tinha apenas uma pilha de livros no canto do quarto, agora é praticamente uma biblioteca.

Mas é como dizem por aí: “quem gosta, cuida”. E essa frase não se aplica só a relacionamentos, ela se encaixa muito bem na vida de qualquer colecionador, inclusive os de livros e quadrinhos. Por que não adianta ter mais e mais se você não tomar os cuidados necessários para que eles durem muito mais tempo.

Neste artigo vamos ensinar o que você deve fazer para preservar sua biblioteca particular por muito mais tempo. Pelo bem dos seus livros e quadrinhos, recomendamos que você prossiga com a sua leitura.

Tenha a estante certa

É como o Tio Ben costumava falar: “Grandes coleções exigem grandes estantes”. Certo, pode ser que ele não falasse exatamente isso, mas não deixa de ser verdade.

Além de bonita, a estante precisa aguentar o peso de tantos livros e quadrinhos juntos em um só lugar. Caso contrário, há o risco das prateleiras irem entortando conforme as novas leituras vão chegando. No pior dos casos, a estante inteira pode ceder, levando tudo ao chão. Aí, uma página dobrada será o menor dos seus problemas.

Mas não precisa procurar muito para encontrar a estante certa. Contamos com várias delas, feitas especialmente para aguentar as grandes quantidades de livros, mangás e quadrinhos, podendo até mesmo serem expandidas caso a sua coleção venha a aumentar ainda mais.

Mantenha-os em um cômodo aberto

Nem pense em deixar sua coleção trancada em cômodos fechados! Assim como você, ela precisa respirar.

Eles só contribuem para a proliferação de mofo em sua coleção. E uma vez mofados, será difícil restaurar os itens danificados. Para evitar problemas assim, também recomendamos não deixá-los em contato direto com a parede  ou com o chão para que umidade não os afete.

Ambientes fechados e pouco visitados também costumam ser um convite e tanto para insetos e pequenos animais. Uns podem se alimentar do papel, já outros podem fazer sujeira entre uma edição e outra.

Cuidado com o sol e a poeira

Calma, antes de mudar sua coleção para um cômodo bem arejado e ventilado, saiba que também há outros cuidados que você precisa tomar. Sim, mais cuidados! Ninguém disse que a vida de leitor voraz seria fácil.

Diferente de você, seus livros, quadrinhos e mangás não precisam ter contato direto com a luz solar. Ela só serve para desbotar e até mesmo acelerar o processo de amarelamento das páginas. Portanto, monte sua estante ou prateleiras em um local em que o sol não será um problema.

A limpeza da sua coleção também é importante. Como dissemos, é natural que as páginas acabem ficando amareladas com o tempo, mas limpar com frequência pode retardar esse problema. Tire o pó de cada item separadamente com um pano seco e macio. A estante também merece uma atenção especial, sendo recomendado o uso de um pano levemente úmido.

Antes de colocar os livros de volta no lugar, espere a estante secar totalmente. Água e papel nunca são uma boa mistura, então é sempre bom tomar o máximo de cuidado possível.

Como você pode ver, dá bastante trabalho conservar os livros, mangás e quadrinhos em perfeito estado. Mas não é nada que se compare a satisfação de poder ter um exemplar bem cuidado mesmo depois de anos.