Decorar um apartamento pequeno exige muito planejamento e criatividade. Veja neste conteúdo dicas e ideias para inspirar a decoração de cada espaço do seu apê.

Adora decoração de ambientes, mas seu apartamento é pequeno? Quem disse que isso é problema? Com muita criatividade e pesquisa é possível deixar, mesmo os espaços mais pequenos, estilosos, funcionais e aconchegantes. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Aqui você vai ver:

  • Dicas gerais para decorar um apartamento pequeno
  • Como decorar uma cozinha pequena (10 ideias para te inspirar)
  • Como decorar um quarto pequeno (10 ideias para te inspirar)
  • Como decorar a sala de estar pequena (10 ideias para te inspirar)
  • Como decorar um banheiro pequeno (10 ideias para te inspirar)
  • Como decorar uma varanda pequena (10 ideias para te inspirar)
  • Como decorar uma lavanderia pequena (10 ideias para te inspirar)
  • Como criar e decorar ambientes integrados (10 ideias para te inspirar)

Boa leitura!

 

 

Dicas Gerais para decorar um apartamento pequeno

  • Tire as medidas do apartamento para aproveitá-lo ao máximo. Você pode utilizar jornal ou fita adesiva para prever o espaço que cada item vai ocupar.
  • Antes de comprar os móveis, tente desenhar uma planta do apartamento para poder visualizar com mais precisão como cada coisa ficará no espaço.
  • Mantenha uma distância de, ao menos, 60 centímetros entre um móvel e outro para garantir uma circulação mais fluída no ambiente.
  • Defina primeiro os móveis maiores e essenciais e só depois pense nos itens menores e complementares. Quando se organiza nessa ordem, fica mais fácil saber quanto espaço você ainda tem para ser criativo no espaço.
  • Menos é mais, sobretudo se você não tem muito espaço. Então tente não acumular muita coisa no ambiente. Muitas cores e itens podem acabar poluindo a decoração e dando a sensação de ‘entulhado’. Então, não precisa ser ‘frio’ e sem vida, mas equilibrado.
  • Organização é fundamental, ainda mais quando não temos espaço. Neste sentido, caixas, nichos, cestos e ganchinhos podem ajudar bastante a manter cada coisa em seu lugar.
  • Cada cantinho vale ouro! Então busque aproveitar o máximo cada espaço do seu apê. Explore muito o eixo vertical com armários aéreos e prateleiras e aposte em móveis multiuso como sofás que viram camas, camas com baú para guardar objetos, bancada que pode servir de mesa e ainda dividir os ambientes e etc. 
  • Portas de correr são uma grande sacada! Nem sempre consideramos o espaço que as portas ocupam para abrir e fechar e isso pode ser um problema. Nestes casos as portas sanfonadas ou de correr são grandes saídas. Elas fecham o ambiente tanto quanto uma porta tradicional, sem ocupar espaço.
  • Junte ambientes: espaços integrados são ótimas soluções para apartamentos pequenos. O limite dos ambientes pode ser feito mudando a cor do piso ou estilo dos móveis, ou colocando um móvel ou cortina (teremos exemplos de ambientes integrados logo mais neste conteúdo).
  • Espelhos, muita iluminação natural e cores claras não são regras para apês pequenos, mas eles dão a sensação de que o espaço é maior, então fica a dica.
  • Cortinas longas (que ocupam toda uma parede e vão do teto ao chão) dão a impressão de que o pé direito é mais alto.
  • Em apartamentos pequenos é mais indicado preferir cores neutras, porém não precisa ter medo de arriscar, colocar uma parede ou algum detalhe com uma cor bem vibrante no meio da decoração pode dar personalidade e carisma para o ambiente sem poluí-lo.

 

Como decorar uma cozinha pequena (10 ideias para te inspirar)

Além de ser o ambiente mais gostoso da casa, a cozinha é o espaço no qual o quesito “funcionalidade” deve ser mais considerado. Tudo precisa estar ao fácil alcance das mãos, ser organizado e fácil de limpar. 

Algumas dicas legais para esse ambiente são: 

– Preferir superfícies laváveis e não porosas, principalmente nas próximas ao fogão e a pia, para facilitar a limpeza;

– Deixar a geladeira afastada do fogão, de preferência do lado oposto, para não aumentar o consumo de energia;

– Pendurar objetos por dentro das portas dos armários com a ajuda de bases aramadas e ganchos para economizar espaço e dar um aspecto mais ‘livre’ ao ambiente;

– Usar a bancada para fazer as refeições e dispensar a necessidade de ter uma mesa;

– Integrar a cozinha  sala de estar ou sala de jantar usando a bancada para dividir os ambientes (lembrando que teremos exemplos de ambientes integrados neste post já já);

– Cultivar plantas! Podem ser chazinhos e temperinhos para deixar a cozinha cheirosa e usar nas receitas. 

Agora vamos as inspirações:

Decorar cozinha pequena

Nesta cozinha pequena foram usados armários aéreos para organizar os utensílios domésticos e ganhar espaço. Note que as cores e texturas são bem sóbrias (branco e madeira), porém o foco de cor vermelho das cadeiras traz personalidade ao ambiente,

Decorar cozinha pequena

Nesta cozinha pequena foram usados tons mais escuros, porém para compensar o espaço é bem iluminado. Note também que a bancada está sendo usada de mesa e de divisória para delimitar o espaço da cozinha. 

Decorar cozinha pequena

Esta cozinha pequena mostra como um único detalhe como uma pequena parte da parede feita em tijolinhos, dá um carisma totalmente diferente ao espaço. 

Decorar cozinha pequena

Nesta cozinha super compacta e clean, a “área de trabalho” foi delimitada dentro de um retângulo e a “área de refeição” foi colocada do lado de fora.

Decorar cozinha pequena

Essa cozinha é um grande exemplo de como é possível montar um ambiente funcional mesmo com pouquíssimo espaço. De um lado temos geladeira, fogão e armários aéreos, do outro pia e armários e, no meio, um pequeno corredor para circulação.

Decorar cozinha pequena

Nesta cozinha super criativa o espaço é separado dos demais ambientes por uma bancada e uma coluna de madeira vazada. 

Decorar cozinha pequena

Essa cozinha pequena e super estilosa é separada da sala por uma parede decorada e um balcão que também serve de mesa. 

Decorar cozinha pequena

Nesta cozinha pequena e super funcional o toque especial é o piso de mosaico.

Decorar cozinha pequena

Exemplo de cozinha pequena e super funcional. É só um cantinho de nada, mas com criatividade e planejamento coube: fogão, pia, geladeira e armários. Detalhe para o piso e paredes decoradas. 

Decorar cozinha pequena

Essa cozinha super pequena e estilosa está separada da sala por uma simples bancada. Note como as plantas dão uma sensação aconchegante para o espaço.

 

Como decorar um quarto pequeno (10 ideias para te inspirar)

Quarto é o cantinho onde você vai relaxar e recarregar as energias, então ele precisa ser muito aconchegante e confortável. 

Em um apê pequeno pode ser difícil organizar esse espaço, mas nada que um pouquinho de criatividade e técnica não resolva.

Um boa dica na hora de organizar e decorar um quarto pequeno é: priorize o essencial e o essencial de um quarto é: cama e guarda-roupas. 

Só depois desses itens estarem bem dispostos no cômodo é que você pode pensar se cabe mais alguma coisa como uma poltrona, escrivaninha, criado mudo e etc.

Então vamos as inspirações:

Decorar quarto pequeno

Neste quarto pequeno o pé direito é alto, então foi possível subir a cama e dispor o restante dos móveis abaixo.

Decorar quarto pequeno

Neste apartamento pequeno o quarto é um cantinho delimitado por uma cortina. Simples e sofisticado. 

Decorar quarto pequeno

Este quarto pequeno aqui explorou ao máximo os cantos e deixou o espaço central livre.

Decorar quarto pequeno

Neste quarto pequeno a cama foi colocada em um nível superior e a parede foi estilizada para dar mais personalidade ao ambiente .

Decorar quarto pequeno

Cama, prateleiras e uma cômoda. Isso é tudo que esse quarto pequeno tem e ficou bonito e aconchegante num cantinho do apê.

Decorar quarto pequeno

Neste quarto pequeno temos outro exemplo no qual a cama foi elevada para que o espaço abaixo ficasse livre para a inclusão de outros itens.

Decorar quarto pequeno

Neste outro exemplo de quarto pequeno e cama também foi elevada para que, abaixo dela fosse criado um compartimento para guardar objetos. Perceba a frente do compartimento é fechada por uma simples cortina.

Decorar quarto pequeno

Neste quarto pequeno a cama foi colocada acima de grandes gavetões de MDF para guardar objetos de cama grandes como travesseiros e edredons. 

Decorar quarto pequeno

A gente adorou essa ideia de elevar a cama para ter mais espaço abaixo, então esse é outro exemplo muito legal dessa ideia. 

Decorar quarto pequeno

Neste exemplo aqui o quarto é um cantinho do apê, separado dos demais ambientes por uma cortina. 

 

Como decorar uma sala pequena (10 ideias para te inspirar)

Sala de estar! O nome já diz: aqui é o lugar de “estar”, receber as visitas e passar seu tempo livre. 

A sala é o espaço no qual você mais pode soltar a imaginação e decorar de acordo com a sua personalidade. 

Entretanto, se o apê é pequeno, podem surgir dificuldades. Algumas dicas neste caso é usar sofás retráteis, ou abrir mão do sofá e preferir espalhar uns puffs no ambiente, ou até integrar esse espaço com outros como o quarto, a sala de jantar e a cozinha.

Confira as inspirações de salas pequenas e cheias de personalidade que separamos para você!

Decorar sala pequena

Essa sala tem, praticamente, a largura de um corredor, mas veja como isso não impediu o espaço de ficar bem organizado e bonito. Sofás rebaixados, uma bancada ao fundo e uma tv foram o bastante para deixar o ambiente aconchegante. 

Decorar sala pequena

Nesta sala pequena o que delimita o espaço do ambiente é o sofá em L. Além disso há uma grande janela e, consequentemente, muita luz natural, o que dá a sensação de mais espaço.

Decorar sala pequena

Nesta sala pequena e super aconchegante foi usado um sofá de chão, um tapete felpudo, um rack baixa, duas prateleiras e uma cortina alongada. 

Decorar sala pequena

Luz natural é o que há! Nesta sala pequena a janela super alta dá a sensação de mais espaço e sofisticado. 

Decorar sala pequena

Essa sala pequena é apenas um quadradinho mas veja como ficou bonita! O ambiente está separado da cozinha pelo sofá em L e pela bancada. Além disso a parede vermelha e os pequenos focos em amarelo enchem o espaço de personalidade.

Decorar sala pequena

Está sala super pequena e sóbria conta com apenas um sofá, um puff, uma mesa de centro e uma rack vazada. Simples e elegante. (Repare no quarto ao fundo, praticamente integrado ao ambiente de madeira muito suave).

Decorar sala pequena

Neste apartamento pequeno a sala foi colocada um piso acima para delimitar o ambiente. Note como há poucos itens: sofá estilo futon, almofadas, mesa de centro e painel para tv.

Decorar sala pequena

Nesta sala pequena e super estilosa a protagonista é a parede de tijolinhos que dá uma personalidade totalmente rústica ao ambiente.

Decorar sala pequena

Nesta sala pequena o destaque é o papel em uma das paredes. Um estreita estante de livros também dá um toque especial no ambiente.

Decorar sala pequena

Está sala pequena está separada do quarto apenas pela estante. Atrás do sofá também foi colocado um espelho para dar a sensação de mais espaço no ambiente.

 

Como decorar um banheiro pequeno (10 ideias para te inspirar)

O banheiro, por ser pequeno e ter pouca mobília, pode parecer um espaço fácil de decorar, mas não se engane. Organizar esse cantinho pode se tornar um verdadeiro malabarismo se não houver planejamento.

Há alguns detalhes que são essenciais na hora de planejar esse espaço: os móveis precisam ser resistentes à umidade e o piso deve ser de material antiderrapante, por exemplo.

Mas vamos ver algumas ideias que conseguiram se superar e mostrar que mesmo esse espaço tão restrito do apartamento também pode ser criativo e aconchegante.

Decorar banheiro pequeno

Neste banheiro foram usadas cores sóbrias e um grande espelho para dar a sensação de mais espaço.

Decorar banheiro pequeno

Sanitário, pia, espelho e box e um foco de cor amarelo vivo em meio aos tons bege. Só isso foi suficiente para deixar esse banheiro moderno e bonito.

Decorar banheiro pequeno

Neste banheiro pequeno foi colocado um nicho dentro do box para guardar itens básicos de higiene como xampu, condicionador e sabonete. Simples e funcional.

Decorar banheiro pequeno

Pia, nico, espelho, privada, banheira, prateleiras e tons cinza e mógno. Esse banheiro pequeno tem tudo que precisa com sofiticação e elegância em um respaço super reduzido. 

Decorar banheiro pequeno

Neste banheiro pequeno, um gabinete abaixo da pia resolve o problema da falta espaço para guardar itens.

Decorar banheiro pequeno

Neste pequeno banheiro, o tom predominante é o branco, porém o foco de cor amarelo em alguns detalhes traz personalidade e jovialidade ao ambiente.

Decorar banheiro pequeno

Neste banheiro pequeno a solução para a falta de espaço foi instalar prateleiras em uma das paredes para organizar os objetos.

Decorar banheiro pequeno

Neste pequeno banheiro em tons escuros a porcelana branca do sanitário e da pia combinam perfeitamente

Decorar banheiro pequeno

Neste banheiro pequeno foi usada uma cortina para delimitar a área da banheira. Simples, bonito e econômico. 

Decorar banheiro pequeno

Neste banheiro pequeno o azulejo da parede em preto e branco combina com o chão. Além disso há pouquíssimos itens: privada, espelho, pia sem gabinete e box. 

 

Como decorar uma varanda pequena (10 ideias para te inspirar)

Foi-se o tempo que a varanda era só um lugar para estender as roupas. Agora esse cantinho pode ser usado como uma extensão da sala e, com um pouco de imaginação, é possível deixar esse espaço super bonito e aconchegante, não importa quão pequeno ele seja.

Uma coisa para se considerar neste espaço é: pega chuva? Se sim, uma solução é colocar um toldo que possa ser fechado quando chover, para proteger os móveis e itens que você coloca neste espaço. 

Confira essas ideias inspiradoras de varandas pequenas, confortáveis e bonitas:

Decorar varanda pequena

Nesta pequena varanda foi colocada uma prateleira com itens de decoração, uma planta e um pequeno sofá. Perfeito para passar bons momentos ao ar livre com conforto.

Decorar varanda pequena

Nesta varanda foram colocadas duas cadeiras, uma planta e um detalhe decorativo na lâmpada. Itens suficientes para dar ao ambiente um ar mais sofisticado.

Decorar varanda pequena

Nesta pequena varanda super aconchegante foi colocado um sofá de madeira com almofadas, uma mesinha, uma planta e uma iluminação super simpática com pequenas lâmpadas. 

Decorar varanda pequena

Muito verde! Nesta varanda pequena, além de uma cadeira e uma mesa, foram colocadas muitas plantas. Tanto sobre o parapeito, quanto suspensas no teto. 

Decorar varanda pequena

Esta varanda pequena é praticamente uma sala de esta. Poltronas com almofadas, mesinhas com plantas, carpete, quadro, lâmpadas e bandeirolas deixam o espaço super carismático.

Decorar varanda pequena

Esta varanda é pequena, porém muito estilosa. Parede de tijolinhos, piso de mosaico e uma estante de nicho com livros e plantas. Todo espaço é baseado nos tons cinza e madeira, porém o destaque amarelo vivo da poltrona deixa o ambiente ainda mais sofisticado.

Decorar varanda pequena

Essa pequena varanda dá até pra dormir: nela foi colocado um sofá de chão (estilo futon) e almofadas. Note também o vaso de planta no parapeito que dá um toque especial ao espaço. 

Decorar varanda pequena

Nesta varanda temos um sofá com almofadas no canto, mais uma poltrona e mesinha de madeira. Detalhe para a iluminação decorada, a parede de tijolinhos e o quadro que deixa o espaço ainda mais bonito.

Decorar varanda pequena

Para esta pequena varanda foi escolhido um piso de madeira estilo “deck”, duas cadeiras e uma mesinha. Itens suficientes para relaxar e apreciar a paisagem. 

Decorar varanda pequena

Nesta pequena varanda um pequeno sofá estilo futon, almofadas, uma pequena prateleira e uma iluminação baixa, foram o suficiente para deixar o cantinho bonito e aconchegante. 

Como decorar uma lavanderia pequena (10 ideias para te inspirar)

A lavanderia é uma área de serviço que exige grande funcionalidade, mas nem por isso precisa ser sem graça.

Veja essas ideias de lavanderias super práticas e bonitas.

Decorar lavanderia pequena

Nesta lavanderia pequena temos duas lavadoras sobrepostas para economizar espaço, uma pequena pia com gabinete, prateleiras, cestos e um cabideiro. 

Decorar lavanderia pequena

Nesta lavanderia pequena temos um espaço para lavadora, armários e prateleiras aéreos e uma área para cabides.

Decorar lavanderia pequena

Esta lavanderia pequena foi colocada como extensão da cozinha e economizou um grande espaço no apê.

Decorar lavanderia pequena

Neste apartamento pequeno a lavanderia foi colocada dentro de um closet. Lavadora, tanque e uma bancada foram suficientes para criar um espaço funcional.

Decorar lavanderia pequena

Neste apê pequeno a lavadora foi colocada dentro do banheiro e não atrapalhou em nada. 

Decorar lavanderia pequena

Nesta pequena lavanderia uma máquina lavadora, um tanque com gabinete e bancada e uma prateleiras foram suficientes para dar conta do recado.

Decorar lavanderia pequena

Neste apê pequeno a lavanderia é formada por uma máquina de lavar, uma pia com gabinete e prateleiras. O diferencial entretanto fica na porta articulada usada para deixar esse ambiente sempre fechado.

Decorar lavanderia pequena

Nessa lavanderia super compacta a máquina de lavar foi encaixada embaixo da bancada do tanque. 

Decorar lavanderia pequena

Neste apartamento pequeno foi usada uma porta “estilo garagem” para esconder a pequena lavanderia com muito estilo.

Decorar lavanderia pequena

Neste outro apartamento pequeno a lavanderia é um pequeno cantinho atrás da cozinha. 

Como criar e decorar ambientes integrados (10 ideias para te inspirar)

E finalmente chegamos neste tópico que tanto adiantamos nos capítulos anteriores: ideias para criar e decorar espaços integrados. 

Juntas ambientes é uma ótima ideia para ambientes pequenos. Dá pra integrar sala de estar com sala de jantar, sala de estar com cozinha, quarto com sala… As possibilidades são infinitas e nós separamos 10 ideias muito legais para você se inspirar. 

Vamos lá?

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste apartamento pequeno com pé direito alto, o quarto foi colocado em um mezanino acima da sala. 

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste apartamento pequeno, sala e cozinha são integrados e os ambientes são delimitados com a ajuda de uma bancada.

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste apartamento pequeno cozinha, sala de jantar e sala de estar estão no mesmo ambiente. Uma pequena bancada delimita os espaços.

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste apartamento pequeno sala de estar, sala de jantar e cozinha estão no mesmo ambiente. O que delimita a sala é um tapete. 

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste apartamento todos os ambientes, exceto o banheiro, estão no mesmo espaço e ficou muito bom!

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste ambiente quarto e sala estão separados apenas pelo sofá e, ao fundo, podemos ver que a cozinha também está no mesmo espaço.

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste pequeno apartamento sala e cozinha estão separados por uma bancada super estreita. É possível ver tv enquanto cozinha. 

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste apartamento pequeno as costas do sofá separam o quarto da sala e uma pequena mureta delimita o espaço da cozinha. Tudo junto, misturado e bonito.

Como criar e decorar ambientes integrados

Neste pequeno apartamento vemos a cozinha ao fundo e a sala e o quarto na frente separados por uma estante baixa e o suporte da TV. Tudo no mesmo ambiente, apenas o banheiro é delimitado por paredes. 

Como criar e decorar ambientes integrados

Por fim, nesta última ideia vemos sala e cozinha separadas por uma mesa, e ao fundo o quarto, delimitado por uma parede de acrílico. 

E aí gente, gostaram das ideias? 

Então segue uma última dica: Evolukit é especialista em móveis modulados práticos e versáteis e fáceis de montar, que possibilitam personalizar qualquer ambiente.

Quer saber mais? Conheça nossa loja virtual.